martes, 14 de abril de 2009

Participantes en la IP: Alckmar Luiz dos Santos

Alckmar Luiz dos Santos participará en el panel 'Representación de la metrópolis en la literatura moderna y postmoderna' con una ponencia titulada 'Poesía, cidade e cibercultura' y que tendrá lugar el lunes, 11 de mayo, a partir de las 9 y media de la mañana.

Alckmar Luiz dos Santos, nasceu em Silveiras, SP, Brasil, em 1959. É formado emengenharia eletrônica, tendo feito mestrado em teoria literária (na Universidade Estadualde Campinas, Brasil) e doutorado em estudos literários, na Universidade Paris 7, comJulia Kristeva. Atualmente, é professor de Literatura Brasileina, na Universidade Federal de Santa Catarina e, desde 1995, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática,Literatura e Linguística (NUPILL - www.nupill.org). É ensaísta, poeta e romancista.

----------------------------------------

Abstract de la Ponencia:

Poesía, cidade e cibercultura
A criação artística tem, cada vez mais, colocado em contato diferentes pessoas com distintas habilidades. Através da criação poética em meio digital, pode-se pensar em umacidade habitada por poeta e por informáticos, o que resulta em uma convivência rica e instigante. De fato, já há quase quinze anos tenho experimentado esse tipo de exercício criativo. O que fica claro é que não se trata, de modo algum, de uma volta ao espírito do Renascimento. Trata-se, sim, de entender como, nesta nossa época de intensa saturação tecnológica, poetas e programadores devem abrir e alterar suas habilidades e técnicas, para que possam criam, em conjunto, isso que chamamos de poesia digital. Este trabalho apresenta alguns casos e tenta avançar um pouco mais nesse terreno, ainda pouco explorado, para reconhecer como é essa cidade ideal em que convivem e criam poetas e programadores.

No hay comentarios:

Publicar un comentario